O principal objetivo do jogo é disseminar o entendimento de práticas de Qualidade de Software, sensibilizando os jogadores com a importância das práticas no dia-a-dia.

 

O jogo pode ser jogado individualmente ou em grupo.

 

Expectativa de tempo para o jogo: 40 min.

O jogo é composto por:

  1. Cartas denominadas TECH – detalhamento das práticas de qualidade de software.

  2. Histórias denominadas DESAFIO – narração de um desafio pertinente ao ciclo de desenvolvimento de software.

  3. Histórias denominadas EVENTO – situação inesperada que colocará complexidade na execução do jogo.

 

Cada DESAFIO e EVENTO possuem práticas de Qualidade de Software recomendadas para serem aplicadas.

 

Cada jogador/grupo deve ter a mesma quantidade de TECHs (TECHs iguais).

 

Alguns DESAFIOS/EVENTOS possuem “práticas populares”, onde deverá ser argumentado durante o jogo por algum jogador/grupo e havendo o consenso da maioria a pontuação será aplicada.

 

1º e 2º Rodada:

  1. Escolher um desafio.

  2. Cada Jogador deverá selecionar os TECHs mais adequados para resolver o DESAFIO.

  3. Após todos terem escolhido os TECHs, as práticas escolhidas devem ser compartilhadas.

  4. Com os TECHs virados, verificar quais TECHs o jogo sugere para resolver o desafio.

  5. Os jogadores que acertarem os TECHs irão pontuar, conforme pontuação sinalizada no desafio.

 

3º Rodada:

  1. Escolher um EVENTO.

  2. Cada Jogador deverá selecionar os TECHs mais adequados para resolver o EVENTO.

  3. Após todos terem escolhido os TECHs, as práticas escolhidas devem ser compartilhadas.

  4. Com os TECHs virados, verificar quais TECHs o jogo sugere para resolver o evento.

  5. Os jogadores que acertaram os TECH irão pontuar, conforme pontuação sinalizada no evento.

 

4º Rodada: Sugerimos a prática do “discordar” para definição de quem irá “relatar” o DESAFIO.

  1. O Jogador/Grupo deverá criar um DESAFIO para o jogo. É aconselhável que o DESAFIO seja relacionada a lições aprendidas (cenários passados).

  2. O Jogador/Grupo deve definir os TECHs que resolvem o DESAFIO.

  3. Nesta rodada, o Jogador/Grupo que criou o DESAFIO não "joga".

  4. Os demais Jogadores, devem ouvir atentamente ao DESAFIO criado e escolher as TECHs que resolvam o DESAFIO.

  5. Após os Jogadores terem escolhidos seus TECHs, exceto o Jogador/Grupo que criou o DESAFIO, os TECHs devem ser compartilhados.

  6. O Jogador/Grupo que criou o DESAFIO deverá sinalizar quais TECHs estão corretos, conforme seleção realizada inicialmente.

  7. Os Jogadores que acertarem o (s) TECH (s) irão pontuar, conforme as práticas definidas. 1ª Tech 7p, 2ª Tech 5p, 3ª TECH 3p.

  8. O Jogador/Grupo que criou o DESAFIO irá obter a mesma pontuação, caso algum jogador/grupo tenha pontuado, caso contrário não irá receber pontuação.

 

Após as quatro rodadas, teremos um ou mais vencedores.

Durante o jogo recomendamos a discussão das práticas aplicadas e como isto poderá fazer parte no dia-a-dia no atendimento das entregas do Ciclo de Desenvolvimento.